sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Centenário de Nelson Rodrigues

"Todo o autor é autobiográfico e eu sou também. O que acontece na minha obra são variações infinitas do que aconteceu na minha vida", disse Nelson Rodrigues em entrevista ao JT em 1974.
Nascido em Pernambuco em 1912, Nelson Rodrigues era o quinto de uma família de quatorze filhos. Ingressou no jornalismo por influência de seu pai, o jornalista Mario Rodrigues que, ao migrar para o Rio de Janeiro, fundou o jornal "A Manhã", onde Nelson começou sua carreira jornalística, aos 13 anos de idade. Em 1929, tendo perdido "A Manhã" para seu sócio, Mário Rodrigues lança o jornal "Crítica".

Um dos principais cronistas esportivos do país, Nelson Rodrigues tinha uma visão original do futebol, como esporte e como espetáculo. Uma maneira de escrever e contar histórias que fez dele mais do que uma referência. Para muitos, fez dele um gênio.  

Era muito talento e ele não ficou restrito às crônicas esportivas. Nelson ultrapassou este limite. Falou muito sobre futebol e também sobre a vida. Ele viu a sociedade pelo buraco da fechadura. Em suas peças e crônicas,  revelou os segredos e hipocrisias nas relações pessoais e familiares - e tornou-se maldito para muitos por isso. 

Com textos que misturavam prosa e poesia, mesmo em reportagens policiais e esportivas, Nelson ganhou a atenção de leitores e críticos e, sua aproximação com artistas cariocas o fez escrever textos também para o teatro. Sua primeira peça foi A Mulher Sem Pecado, em 1941.

"Ele via o patético, o dramático, o cômico. Não só nas peças que ele escrevia, como também no campo de futebol, na política, na vida real, no dia a dia. Ele aplicava essa visão dramatúrgica, digamos assim, a tudo", disse Ruy Castro, autor de "Anjo Pornográfico", a biografia de Nelson.

Desde seu primeiro texto até o mais famoso deles, Vestido de Noiva, Rodrigues enfrentou preconceitos falando daquilo que a sociedade brasileira recomendava não abordar, como o adultério e a boemia.




Referências: http://oglobo.globo.com/infograficos/nelson-rodrigues/
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2012/08/sportv-reporter-homenageia-o-centenario-de-nelson-rodrigues.html
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/08/23/centenario-de-nascimento-de-nelson-rodrigues?utm_campaign=Twitter&utm_medium=Historia&utm_source=Centenario.Nelson.Rodrigues&utm_content=23082012
http://www.guiadasemana.com.br/artes-e-teatro/noticia/centenario-de-nelson-rodrigues

Isabela Muniz, Minguante Companhia de Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário