segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Introdução ao figurino

Para elaborarmos um projeto de figurino e cenário da peça Vestido de Noiva foi preciso muito estudo, tanto buscando na internet, quanto lendo e relendo o texto - várias vezes. Adianto para vocês, leitores, que a peça é de dificílimo entendimento, sim, e perceberam de cara ao assistir a nossa apresentação. De início, a responsável pelo figurino era Ketly, mas, devido a alguns imprevistos, eu, Isabela, pretendo ficar responsável.

Como já havia dito, a peça se passa por volta dos anos 40 no Rio de Janeiro. O Brasil passava por uma ditadura e de restrição à liberdade de imprensa.

Os anos 40 são considerados um dos mais femininos e sensuais do século XX, impulsionado pela beleza das divas hollywoodianas Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner entre outras.

Foi também o ano que diferente dos anos 20 e 30, começou a ser estabelicido uma imagem padronizada de beleza. Nos anos 60 a modelo de moda mais popular era a Twiggy, nos anos 50 a Suzy Parker e nos 40 foi a vez de Jinx Falkenburg (foto abaixo). Esta foi a década em que o mundo da publicidade começou a olhar mais favoravelmente para fotógrafos, em vez de ilustradores, que por muito tempo ocupou o lugar de destaque uma vez que a impressora a tinta foi inventado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário